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O analfabetismo do menino de rua como produção simbólica da exclusão social.

A tese analisa a construção do analfabetismo nesse grupo caracterizado pela exclusão social e composto por crianças e adolescentes, conceituados como pessoas em desenvolvimento. A análise do analfabetismo nessa situação concreta exige a abordagem da língua escrita enquanto linguagem, sob dois pontos de vista:  como sistema historicamente construído e convencionado, e como processo de construção de significações. A distinção desses dois pontos de vista é uma construção teórica. A vivência da língua escrita para o menino de rua dar-se-á sempre na forma discursiva, ou seja, como linguagem encarnada e carregada de significações, no continuum histórico do sistema. A tese aborda a relação dialética entre a possibilidade de apropriar-se da escrita como objeto cultural (sistema) e o sentido que ela toma na interação social de sujeitos concretos (significações).

Nome do Autor: Maria Carmem Craidy
Nome do Orientador: Fernando Becker
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CRAIDY, Maria Carmem. O analfabetismo do menino de rua como produção simbólica da exclusão social.. 1996. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1996.