Abec

Abec


     

Alfabetização de crianças portadoras de síndrome de Down: analisando uma proposta de ensino.

O objeto deste estudo é a criança portadora de Síndrome de Down e a alfabetização da mesma. Tem por objetivo analisar uma proposta de ensino a partir da leitura e escrita de seis crianças portadoras da referida Síndrome, alunos de uma instituição especializada, localizada na cidade de Campinas - SP. Estas crianças foram expostas a um programa interdisciplinar, centralizado em sus próprios interesses, e que foi sendo construído e aplicado como proposta de alfabetização fundamentada em Celestin Freinet, Emília Ferreiro e Esther Pillar Grossi. Os resultados do estudo indicam que os alunos apresentam avanços em relação à aprendizagem da leitura e escrita,analisada de acordo com o referencial teórico adotado. o trabalho permite concluir que estas crianças solicitam um tempo maior para a aprendizagem da leitura e escrita, embora passem por fases semelhantes Às da criança normal. De um modo geral, a análise qualitativa também permite concluir que os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho só apresentam resultados positivos quando aplicados dentro de um ambiente educacional que propicie o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos.

Nome do Autor: FARIA, Maria Natália Mesquita de
Nome do Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

FARIA, Maria Natália Mesquita de. Alfabetização de crianças portadoras de síndrome de Down: analisando uma proposta de ensino. São Carlos: PG em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1993. 139p. (Dissertação de Mestrado).