Abec

Abec


     

Percepção auditiva musical e alfabetização

O objetivo da pesquisa foi o de verificar os efeitos de dois tipos de treinamento auditivo no desenvolvimento da percepção auditiva musical em crianças de 1ª série, e medir o grau de influência deste treino sobre a aprendizagem de leitura e escrita. O experimento foi realizado com 24 alunos de 1ª série, submetidos ao mesmo método de alfabetização (fonético), aplicado pelo mesmo alfabetizador, de uma escola pública de Porto alegre. O experimento desenvolveu-se em três etapas: 1 - Pré-teste de percepção auditiva musical, a partir do qual os sujeitos foram divididos em nível alto e baixo e em quatro subgrupos; 2 - fase experimental em que cada dois subgrupos (um de nível alto, outro de nível baixo) recebeu um treinamento experimental distinto; 3 - fase final, com a reaplicação do teste auditivo musical e a mesuração do desempenho em leitura e escrita. Os resultados acusaram alterações significativas da percepção auditiva musical dos sujeitos classificados de nível baixo, tendo os dois tratamentos atuado de modo semelhante. Quanto à relação nível da Percepção Auditiva Musical x Domínio de Leitura X Domínio de Escrita, foram obtidas correlações significativas em alguns subgrupos.

Nome do Autor: CAUDURO, Vera Regina Pilla
Nome do Orientador: Euza Maria de Rezende Bonamigo
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1976
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Educação Artística: Música
Assunto:Proposta Didática
Referência: PILLA, CAUDURO, Vera Regina. Percepção auditiva musical e alfabetização. 1976. Selecione tipo de trabalho... (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, , 1976.