Abec
Abec
Análise linguística: um acompanhamento longitudinal de três casos de aquisição de três casos de aquisição de escrita.
Este trabalho teve por objetivo mostrar que os erros que as crianças manifestam na escrita são hipóteses que elas elaboram e reelaboram sobre a representação da linguagem. Para tanto, foi realizado um acompanhamento, no período de um ano, a três crianças das séries iniciais que apresentavam problemas quanto a apropriação da leitura e da escrita. Nesse acompanhamento foram observados e analisados linguisticamente os erros que as crianças apresentavam em suas produções orais e escritas. Ao final do trabalho a autora concluiu que cada criança possui um ritmo de aprendizagem para o domínio da língua escrita, que a intervenção do outro permite um progresso mais rápido do aprendiz e que os erros fornecem pistas que dão indícios da relação que cada aprendiz vem estabelecendo com a modalidade escrita de linguagem.
Nome do Autor: Angela Mari GussoNome do Orientador: Reny Gregolin-Guindaste
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUSSO, Angela Mari. Análise linguística: um acompanhamento longitudinal de três casos de aquisição de três casos de aquisição de escrita. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1996.