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Uso do contexto na aquisição de leitura.

O estudo objetivou observar as relações entre as tarefas de uso do contexto, consciência sintática/semânticae leitura, a fim de verificar cinco questões. A primeira referiu-se às relações entre habilidades de decodificação/compreensão, consciência sintática/semântica e tempo de leitura, a fim de verificar se a velocidade era uma medida eficaz de leitura e se mantinha relações com a habilidade de consciência sintática/semântica; a segunda questão investigada foi das relações entre decodificação, consciência sintática/semântica e compreensão de leitura, ou seja, buscou-se investigar sea habilidade de decodificação era o único derterminante da habilidade de compreensão ou se a consciência sintática/semântica também desempenha papel relevante sobre tal habilidade; a terceira questão abordou as relações consciência sintática/semântica e habilidade de decodificação, desde que, como dito acima, há divergências quanto ao efeito da consciência sintático/semântica sobre decodificação; quarta questão abordou o uso dos indícios contextuais durante a leitura, verificou-se: 1) crianças submetidas a práticas educacionais onde não hava incentivo ao uso de indícios contextuais iriam ser faorecidas por condições de contexto e, 2) se havia uma maior uso desses indícios por maus leitores, conforme foi apontado em outras pesquisa; quinta questão referiu-se á relação consciência sintático/semântica e o uso de indícios contextuais na leitura, buscando investigar se a habilidade de consciência sintático/semântica favoreceia mais a leitura em condição contextualizadas ou sem contexto. Para tais investigações foram analisados 112 sujeitos de primeira e segunda série de uma escola particular de Olinda/PE, de metodologia "tradicional". Em conclusão, esse estudo apontou que a consciência sintático/semântica desempenha um papel importante no processo de aquisição de leitura, tanto a nível de compreensão quanto decodificação, mas que o uso de tal habilidade parece poder ser incremenado a partir de práticas educacionais que incentivem o uso de estratégias contextuais, o que precisa ser aprofundado em estudos posteriores.

Nome do Autor: LEAL, Telma Ferraz
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência:

LEAL, Telma Ferraz. Uso do contexto na aquisição de leitura. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1993. 303p. (Dissertação de Mestrado).