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O professor alfabetizador eficaz: análise de fatores influentes da eficácia do ensino.

 O estudo teve como objetivo identificar os fatores que se relacionam com a alfabetização eficaz, com base na visão dos alfabetizadores bem sucedidos e na percepção da própria investigadora. A primeira fase da pesquisa objetivou identificar alfabetizadores bem sucedidos que atuam nas escolas estaduais de 1º grau, em Porto Alegre; no âmbito da 1º e da 37º Delegacias da Educação. Para localizar os alfabetizadores, foram elaborados questionários, que enviados as escolas para seis profissionais do ensino a saber : o diretor ou vice-diretor, o supervisor, o orientador e três professores do currículo por atividades (excluindo alfabetizadores). Esse instrumento solicitava aos respondentes informações sobre; a) percepção em relação ao melhor Alfabetizador de sua escola (escolha); b) indicação de, no mínimo, três motivos que o levaram a fazer a escolha e, no c) tempo aproximado de experiência em sala de aula do Alfabetizador selecionado (mínimo 2 anos). Sendo selecionados vinte alfabetizadores eficazes. A Segunda fase, foi direcionada aos alfabetizadores selecionados, incluindo o uso de entrevistas , visando conhecer a percepção dos alfabetizadores em relação aos fatores influentes na sua ação e, a terceira fase, procurou conhecer a realidade, através da observação em sala de aula, tanto relatando as ocorrências (observações descritivas), quanto codificando ocorrências pelo instrumento padronizado Sistema observacional para Análise de Instrução SOAI, sendo salientado nas respostas a necessidade de aproximação da alfabetizadora com as crianças, procurando acompanhar seus ritmos individuais. Mostrando ainda a preocupação em relação aos cursos de formação de professores, sugerindo reformulações. Nas observações descritivas, são apresentados 10 relatos de casos; de situações vividas em sala de aula. Ficando demonstrado, segundo a autora, o equilíbrio entre o discurso e a prática docente das alfabetizadoras, que compõem a amostra deste estudo. A autora conclui sua tese, firmando a crença de que o alfabetizador quando bem preparado no sentido do saber, saber ser e saber fazer, comprometido com o seu desempenho, pode ser um alfabetizador eficaz . Enfatizando ainda que, com a tomada de consciência de seu papel e de sua competência o professor fará o seu ensino de uma maneira critica e criativa no sentido de transmissão do saber.

Nome do Autor: ENGERS, Maria Emília Amaral
Nome do Orientador: Maria das Graças Furtado Feldens
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

ENGERS, Maria Emília Amaral. O professor alfabetizador eficaz: análise de fatores influentes da eficácia do ensino. Caxias do Sul: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987. 280p. (Tese de Doutorado).