Abec

Abec


     

A significação do processo de alfabetização da criança

A autora analisa o processo de alfabetização, sob o ponto de vista de sua repercussão na vida emocional das crianças a ele submetidas, através de revisão bibliográfica e de considerações sobre a prática da alfabetização nas escolas do Rio de Janeiro. Conclui que o acesso à língua escrita significa para a criança evolução interior, aumento da capacidade representativa e projetiva em relação aos objetos, ganho de autonomia e possibilidade de ação social.

Nome do Autor: GONÇALVES, Júlia Eugênia
Nome do Orientador: Maria Luiza Teixeira Assumpção Lopresti Seminerio
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Ecletismo
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

GONÇALVES, Júlia Eugênia. A significação do processo de alfabetização da criança. Niterói: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, 1978. 92p. (Dissertação de Mestrado).