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Ciclo básico de alfabetização: da intenção à realidade (avaliação do CBA no município de Ponta Grossa).
O trabalho teve por objetivo avaliar o Ciclo Básico de Alfabetização CBA, implantado na Rede Estadual de Ensino do Paraná a partir de 1988. Focalizou-se, inicialmente, a política educacional paranaense do período de 1983 à 1994, buscando contextualizar a formulação, implantação e desenvolvimento do Ciclo Básico. Para tal foram coletados dados de três naturezas: índices de aprovação, retenção e evasão do período pré e pós CBA referentes ao total do Estado e do Município de Ponta Grossa (Rede Estadual) e de 5 escolas selecionadas para a pesquisa; opinião de 26 professores que atuavam no CBA, nas 5 escolas pesquisadas, através de entrevistas e o desempenho de alunos da 2ª etapa do CBA, em Língua portuguesa, através de instrumentos de avaliação. Das cinco escolas selecionadas, duas situadas na zona urbana central e três na zona urbana periférica. As vinte seis professoras, foram caracterizadas quanto à idade, sexo, estado civil, nível de escolaridade, tempo de atuação no magistério, tempo de serviço na escola, tempo de experiência no CBA, atuação no CBA em 1994, outros empregos, situação funcional e filiação ao sindicato de classe. Participaram da pesquisa 104 alunos, o que correspondia, em 1994, a 30% do total de alunos matriculados na 2º etapa do CBA, nas 5 escolas, tendo sido selecionados mediante sorteio. Os alunos foram caracterizados por idade e sexo; coletaram-se também dados sobre profissão, salário e escolaridade dos pais, além de características do domicílio. As análises dos dados demonstraram que: os índices de aprovação, retenção e evasão da 2ª etapa do CBA, referentes ao total do Estado e Município de Ponta Grossa mostraram-se insatisfatórios em relação aos índices período anterior ao CBA; que a fragilidade dos cursos de capacitação e os insuficientes mecanismos de organização do trabalho pedagógico nas escolas inviabilizaram a compreensão adequada e a apropriação reflexiva da proposta do CBA pelos professores e ainda dificultaram uma mudança significativa na prática docente; o desempenho dos alunos da amostra foi satisfatório principalmente em relação a produção de texto e leitura. Os principais entraves apresentados para a efetivação da proposta foram: a descontinuidade no processo de implementação, a contratação temporária, ausência de mecanismos de supervisão e acompanhamento permanente, descompromisso do governo do Estado e a insuficiente intervenção da coordenação pedagógica.
Nome do Autor: Jefferson MainardesNome do Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MAINARDES, Jefferson. Ciclo básico de alfabetização: da intenção à realidade (avaliação do CBA no município de Ponta Grossa).. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.