Abec

Abec


     

Comparando habilidades de leitura e escrita em crianças alfabetiadas por diferentes métodos

Este trabalho teve por objetivo avaliar as habilidades de leitura e escrita em crianças de 05 anos e 06 meses a 06 anos e 08 meses das classes de alfabetização de 02 escolas particulares (A e B) que adotam diferentes metodologias de ensino. A escola A adota princípios associacionistas e a escola B princípios da Psicologia Cognitiva e da Psicolinguística. A realização deste trabalho esteve condicionada à formação de dois grupos pareados que pudessem ser comparados. Para tanto, a coleta de dados envolveu duas etapas Pareamento dos sujeitos e testagens inter-grupos. A etapa de pareamento possibilitou a organização de dois grupos de 27 crianças cada, semelhantes e emparelhadas por idade, tempo na escola, inteligência... Já a testágem dos inter-grupos consistiu na testagem ortográfica, de compreensão e fluência na leitura e escrita de textos de história e uso de estratégias preferidas de leitura. A autora considera ao final do seu trabalho que uma metodologia de ensino mais dirigida e explicita propicia o acesso à língua escrita a um maior número de alunos do que uma metodologia que respeita o nível do aluno. Entretanto, novos estudos são necessários para a verificação desta consideração.

Nome do Autor: Simone Resende Nunes
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NUNES, Simone Resende. Comparando habilidades de leitura e escrita em crianças alfabetiadas por diferentes métodos. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 1995.