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A importância da linguística no processo de alfabetização: crítica aos métodos sintéticos, com uma proposta de reformulação da prática pedagógica a partir do texto
A pesquisa teve como objetivo, levantar dados sobre a aplicação dos métodos de alfabetização, na tentativa de reformulação da prática pedagógica, a partir do texto. Levantando hipóteses e críticas sobre os métodos sintéticos, que segundo a autora, constituem atualmente, a prática de alfabetzação. Tais críticas foram baseadas em fundamentos fisiológicos, psicológicos e linguísticos do processo de leitura. Procurando desenvolver uma nova prática pedagógica, a partir do texto. Optou - se por fazer um trabalho de natureza analítica, fundamentado por um conhecimento mais fecundo, analisando o posicionamento de vários autores como, TASCA, ELLIOT e SOARES, os quais mostram, através de diferentes posicionamentos, que: a compreensão de um texto não envolve somente o que está escrito, mas uma porção de informações que estão armazenadas na memória do leitor. Incluindo os diversos níveis de análises linguísticas como o fonológico e o sintático- semântico. O trabalho foi complementado por uma pesquisa de campo, onde procurou -se testar as hipóteses levantadas durante a pesquisa teórica, sobre a validade do método analítico. Para tal, foram visitadas 20 escolas de três redes de ensino; 8 da rede particular, 4 municipais e 8 estaduais, sendo coletados dados de profesores alfabetizadores e alfabetizandos. Utilizando como procedimentos: 1) Contato com a Direção das escolas, Diretor, Coordenador Pedagógico ou Supervisor; 2) Contato com os professores de alfabetização; 3) Trabalho com as classes; 4) Reunião com a direção, coordenador pedagógico, alfabetizador e outros professores; 5) Codificação e análise dos dados da pesquisa; 6) Elaboraçaõ e análise das tabelas. A autora finaliza, fazendo algumas considerações tais como: que o processo de alfabetização vem sendo estudado por diversos profissionais de diferentes áreas, onde muitos atribuem o fracasso ao método utilizado; que, segundo os linguístas, o professor alfabetizador terá melhores resultados se tiver um bom conhecimento dos diversos níveis de análises linguísticasas como o fonológico e o sintático - semântico; e que não há correspondencia entre o código oral e o código escrito, existindo um distanciamento que apresenta uma causa social, não estando a linguagem dissociada da sociedade.
Nome do Autor: Albanita Bezerra de OliveiraNome do Orientador: Maria do Socorro Silva de Aragão
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Método
Referência: OLIVEIRA, Albanita Bezerra de. A importância da linguística no processo de alfabetização: crítica aos métodos sintéticos, com uma proposta de reformulação da prática pedagógica a partir do texto. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 1992.