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Aprendizagem de leitura e escrita em aprendizes com história de fracasso escolar.
O presente trabalho pretendeu replicar o estudo de Rose, Souza e Hanna (1994), que demonstrou o desenvolvimento de interdependência entre os repertórios de leitura e escrita após a formação de equivalência entre palavras ditadas, palavras impressas e as figuras correspondentes. Foram sujeitos deste estudo 11 crianças, seis experimentais (que foram submetidas aos procedimentos de ensino) e cinco controles, com idade variando entre 7 e 14 anos. Todos eles freqüentavam o Ciclo Básico de Alfabetização de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Dez deles estavam há pelo menos um ano na escola e o outro sujeito (com 14 anos) nunca tinha freqüentado a escola até então. Os sujeitos foram encaminhados por suas professoras, que os consideravam incapazes de aprender. A seleção final dos sujeitos foi feita após caracterização de seu repertório de entrada pela própria pesquisadora antes do início do estudo, bem como pelos resultados em um teste padronizado para determinação do quociente de inteligência (visando igualar os sujeitos segundo esta medida). O procedimento utilizado envolvia 25 unidades e avaliava os efeitos do ensino de discriminações condicionais sobre: leitura das palavras incluídas nas discriminações condicionais; generalização de leitura para palavras novas formadas pela recombinação de elementos das palavras de treino; o ditado com ambos os tipos de palavras e a formação de classes de equivalência entre palavras impressas, palavras ditadas e as figuras correspondentes. As sessões foram realizadas em uma sala na escola do próprio sujeito, reservada para uso da pesquisa. Os sujeitos foram atendidos individualmente, em horário de aula; mas ao longo do estudo, os sujeitos controles passaram a ser atendidos em grupo, e consistia no desenvolvimento de atividades lúdicas. Ao final do trabalho todos os sujeitos do grupo experimental aprenderam a ler as palavras ensinadas, cinco deles, também foram capazes de ler palavras novas e apresentaram melhora correspondente na escrita, mas o grau de generalização variou entre os sujeitos. Dos cinco sujeitos do grupo de controle, quatro apresentaram elevados índices de acertos em leitura e escrita (embora menores do que os dos sujeitos experimentais, quando as tarefas envolviam palavras de treino) e também com maior variabilidade intersujeitos. Os dados que o estudo demonstrou fornecem elementos para algumas sugestões para futuras pesquisas e modificações no programa de leitura, como acrescentar testes com palavras sem sentido, para verificar o quanto os erros estão sob controle de que palavras tenham algum significado entre outros.
Nome do Autor: Adriana Bernardes PereiraNome do Orientador: Deisy das Graças de Souza
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PEREIRA, Adriana Bernardes. Aprendizagem de leitura e escrita em aprendizes com história de fracasso escolar. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1995.