Abec

Abec


     

Ensinando e aprendendo a língua escrita em escolas do meio rural

Este trabalho objetivou pesquisar os conhecimentos que alunos de escolas rurais apresentam sobre a língua escrita e alguns rudimentos da matemática, ao chegarem à escola para serem alfabetizados. Objetivou ainda explicitar esses conhecimentos para os professores alfabetizadores desses alunos, num processo de formação em serviço, de modo a criar em sala de aula, situações e experiências que favorecessem o aprender do aluno e o aprender a fazer do professor, sob novas bases. A pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas rurais de Paraibuna/SP. Foram sujeitos todos os alunos de 04 classes de alfabetização(102 crianças), uma de cada escola, com seu respectivo professor. 05 alunos de cada classe foram investigados quanto aos conhecimentos que tinham a respeito da linguagem escrita antes do início da escolarização formal. As professoras foram entrevistadas visando levantar dados para caracterização das mesmas e de sua prática pedagógica. Os dados levantados junto aos alunos foram discutidos pela pesquisadora e as professoras e serviram de base para o desenvolvimento da proposta de formação em serviço, cuja aplicação foi acompanhada pela pesquisadora através de visitas periódicas às salas de aulas. A experiência foi avaliada através de análise de produções dos alunos e entrevistas informais com professoras e alunos. A autora constatou que as crianças do meio rural chegam à escola com uma série de concepções sobre leitura e escrita, sendo de responsabilidade da escola criar condições favoráveis ao acesso e aquisição das primeiras letras nos contextos de sala de aula.

Nome do Autor: Regina Mary Cesar Reis
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: REIS, Regina Mary Cesar. Ensinando e aprendendo a língua escrita em escolas do meio rural. 1995. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.