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O processo de alfabetização e o folclore infantil: o caso de três alfabetizadore de uma escola municipal de Campina Grande - PB

 RESUMO: O presente trabalho objetivou identificar os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a prática do professor no processo de alfabetização de crianças de classe trabalhadora, e compreender como os rituais, oriundos do folclore infantil, se apresentam no processo de ensino-aprendizagem realizado na escola. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de 1ª série de uma escola pública de Campina Grande - Pb e seus respectivos alunos, 77 ao todo, e ainda alguns pais destas crianças. Os dados foram coletados através de observações semi-estruturadas do processo de alfabetização, com anotações, gravações e filmagens; entrevistas semi-estruturadas individuais e coletivas com as professoras; entrevistas com 32 alunos das classes de alfabetização estudadas e seus familiares; análise de diários, planos e programas de aula, livros e cadernos pelos quais as professoras se orientavam. Na análise e interpretação dos dados foram considerados os sistemas de relações que permeavam cada elemento estudado, os quais foram definidos pela autora como as seguintes Instâncias Sociais: Sócio-econômico-cultural, Institucional e Instância da sala de aula. A pesquisa apontou como resultado que os fundamentos teórico-metodológicos das professoras baseavam-se nas tendências empiristas, construtivistas e/ou histórico sociais, sendo as intervenções didático-pedagógicas e as condições materiais e ambientais da sala de aula algumas das categorias de manifestação destes fundamentos e as concepções epistemológicas, ideologia, história de vida e formação profissional das professoras fatores de indeterminação destes mesmos fundamentos teóricos. Quanto ao folclore infantil a autora concluiu que este apresentou-se caracterizado pelo movimento de (des)enraizamento por absorção do capital cultural veiculado pela televisão, disseminado no bairro e imposto no espaço escolar, porém, os rituais tem sido considerados pelas professoras como elementos constitutivos do processo de aprendizagem e aquisição da escrita. As professoras que tinham prática pedagógica direcionada ao construtivismo e/ou à abordagem histórico-social estiveram mais dispostas a realizar o trabalho conciliado com os rituais infantis.

Nome do Autor: Sílvia Roberta da Mota Rocha
Nome do Orientador: Augusto Nibaldo Silva Trivinos
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Sílvia Roberta da Mota. O processo de alfabetização e o folclore infantil: o caso de três alfabetizadore de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1992.