Abec
Abec
Interação professo-aluno e aprendizagem de leitura e escrita numa série do 1º grau.
Este trabalho teve por objetivo descrever possíveis relações funcionais entre a interação professor-alunos e a aprendizagem de um dos alunos, entendidas como algumas mudanças de desempenho referentes à leitura e escrita. Assim, foram sujeitos da pesquisa 01 professora e 32 alunos da primeira série do ensino fundamental de uma escola municipal de João Pessoa, no estado da Paraíba e para a segunda etapa da pesquisa (avaliar a aprendizagem de um aluno) foi selecionado uma criança de 07 anos e 06 meses do sexo feminino pertencente à turma investigada. Para coleta de dados, foi utilizado um vídeo teipe, um gravador portátil, entrevistas com a professora e com os alunos sujeitos da pesquisa e anotações diárias realizadas pela pesquisadora. Ao final do trabalho a autora concluiu que havia uma regulação recíproca entre os desempenhos da professora e dos alunos, bem como houve uma mudança de desempenho relacionado à leitura e a escrita da aluna investigada.
Nome do Autor: Carmem Sevilha Gonçalves dos SantosNome do Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Carmem Sevilha Gonçalves dos. Interação professo-aluno e aprendizagem de leitura e escrita numa série do 1º grau. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 1995.