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Treinamento ou formação? Um estudo crítico dos programas de ensino nos cursos para alfabetizadores.

A proposta do trabalho, foi a de analisar alguns programas e seus conteúdos de cursos de treinamento, ministrado pela Secretaria da Educação e Cultura(SEDU) do Estado do Espírito Santo, destinado a professores alfabetizadores da rede estadual de ensino no período de 1980 a 1987; no que se refere a alfabetização lingüística. Visando detectar mudanças ou perspectivas de mudanças e também os princípios norteadores da proposta metodológica, os pressupostos lingüisticos, psicológicos e pedagógicos, bem como os conceitos de alfabetização e leitura/escrita, implícitos ou explícitos nos programas. No sentido de minimizar o grave problema da evasão e repetência em massa nas séries iniciais do 1º grau. Usou-se como metodologia; entrevistas a técnicos em educação da (SEDU) e outros profissionais da área, para se obter materiais necessários para o trabalho, visitas a bibliotecas estadual e da UFES para recolher materias jornalísticos e reconhecer pesquisas já realizadas na área, solicitação ao diretor da DAT/SEDU (Departamento de Apoio Técnico Pedagógico) dos programas e planos de ensino dos cursos ministrados entre 1980 a 1983, na área de alfabetização lingüística, acompanhamento do processo gerado por essa solicitação, coleta de dados a órgãos específicos da SEDU, aplicação de questionários , entrevistas a pessoal envolvido na área de alfabetização. No início da dissertação é feito um levantamento crítico histórico da educação brasileira, fazendo uma discussão em torno da lei 5692/71, dando enfoque aos problemas relacionados a educação do ES, como a evasão escolar e a deficiente formação dos professores. O autor levanta a questão do treinamento, caracterizando-o como aprendizagem mecânica. O material a ser analisado foi dividido em três etapas: a)Seleção dos conteúdos para estudo; b) definição de categorias de análise e c)fundamentação teórica necessária ao estudo das categorias definidas. São três as categorias: 1)Conteúdo Leitura e Escrita; 2)Fundamentação Lingüística, Psicológica e Pedagógica, 3) Conceitos de Alfabetização e de Leitura/Escrita. Foram escolhidos dois cursos que possibilitou o estudo aprofundado dos conteúdos dos seus programas, que foram extraídos diretamente dos documentos; Treinamento do Programa Alfa (1982); e Atualização de professores para a 1ª série (1983), justificando a escolha destes programas, ao lado das novas tendências, como a base do trabalho dos professores no estado. Foram feitas algumas comparações; os dois programas são baseados no adestramento/comportamentalista e mecanicista, onde os alfabetizadores investiam mais na quantidade de conteúdos do que na qualidade do processo. Com base nas categorias acima citada, é apresentado também um estudo do Programa Lingüistica e Alfabetização iniciado em 1986 sendo considerado como uma nova fase no processo de formação de professores alfabetizadores, no entanto devido ao grande tempo desprendido para análise dos dois primeiros cursos, optou-se por fazer entrevistas com pessoas envolvidas com o programa no âmbito do sistema educacional e questionários distribuídos a 330 professores da rede pública estadual; o levantamento dos dados são feitos em tabelas com as devidas explicações. Os resultados deste último programa, mostra uma evolução na filosofia educacional subjacente a formação de educador e na fundamentação teórica da prática de alfabetização, trazendo indícios de uma nova fase, a da transformação da realidade escolar. Finaliza, externando o desejo de se recuperar a qualidade do ensino público através de uma integração crítica da escola com a comunidade.

Nome do Autor: SANTOS, Daltamir Vieira dos
Nome do Orientador: Euzi Rodrigues Moraes
Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

SANTOS, Daltamir Vieira dos. Treinamento ou formação? Um estudo crítico dos programas de ensino nos cursos para alfabetizadores. Piracicaba: PG em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, 1989. (Dissertação de Mestrado).