Abec

Abec


     

Leitura na 1ª série do 1º grau: um instrumento de medida de competências básicas

A proposta deste estudo foi a de construir e validar um teste com referência a critério para medir as competências básicas em leitura que os alunos deveriam evidenciar ao término da 1ª série do 1º grau para que fossem considerados alfabetizados. O processo de construção e validação dos testes incluiu sete estágios: definição das competências básicas - compreensão de vocabulário básico, compreensão de pormenores e compreensão da idéia principal; a seleção e a validação das competências a serem medidas; construção e validação das especificações dos testes para cada competência selecionada; construção e validação dos itens de testes para a medida das competências; testagem piloto com seis alunos que concluíram a 1ª série e com 4 alunos de 2ª série do 1º grau; a construção da forma final do teste; a testagemde campo realizada com uma amostra de 154 sujeitos de 16 turmas de 1ª série; e cálculo da fidedignidade dos testes. Foi estabelecido um escore de corte, 80% nível mínimo de proficiência para os três testes. No cálculo da fidedignidade dos testes foi utilizado o estimador Po sugerido por Hambleton e Novick. Os índices obtidos variaram 0,88 e 0,83, sendo considerados altos e satisfatórios. Os resultados revelaram que foi grande a proporção de alunos consistentemente classificados nas formas A e B dos testes.

Nome do Autor: SANTOS, Isa Maria dos
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Leitura
Referência:

SANTOS, Isa Maria dos. Leitura na 1ª série do 1º grau: um instrumento de medida de competências básicas. Rio de Janeiro: PG em Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1982. 124p. (Dissertação de Mestrado).