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Motricidade, escrita e leitura : possíveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendizado.

O eixo central da discussão surgiu da necessidade de dirigi o olhar ao cenário que compõe o espaço escolar para verificar, de forma interativa, as inferências que poderão ter (ou não) alguns aspectos da motricidade (dificuldades e limites) no desempenho escolar de crianças com e sem dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura. Elegeu-se como fio condutor, o estudo do tipo etnográfico na forma de pesquisa exploratória e descritiva. O estudo foi conduzido no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, escola da rede particular, localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Para reconstruir a problemática, escolheu-se uma turma composta por 26 alunos, de ambos os sexos, que cursavam a segunda série do primeiro grau. Segundo critérios da professor da sal de aula, das vinte e seis crianças pertencentes à classe, seis alunos apresentavam indicadores de dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura, duas eram consideradas "distraídas" no trato com o conhecimento e dezoito, alegadamente, não tinham dificuldades acadêmicas. Foram utilizados como recursos metodológicos os seguintes: exame motor de G. B. Soubiran (adaptação brasileira), questionário para professores da sal de aula investigada, registro através de vídeo-gravação, observação participante, exploração de atividades acadêmicas realizadas pelos alunos com e sem dificuldades na linguagem escrita, diário de campo e observação informal das aulas de Educação Física. Em busca do elo perdido (pelo menos, nesta pesquisa) talvez deve-se levar em conta que: "pode até ser que exista mesmo essa base correlacional entre a esfera motora e a esfera acadêmica que alguns autores propõem", mas... nas crianças investigadas, neste estudo, não houve indícios comprovadores de tal inter-relação. Não foi possível detectar um padrão linear de perfis motores, ou ainda, de bom desempenho acadêmico na linguagem escrita para comprovar os já ditos, os interditos e os veredictos propostos por visões tradicionalistas que sugerem uma (pré) sumida causalidade entre alguns aspectos do desenvolvimento motor e a apresentação de desempenho acadêmico satisfatório.

Nome do Autor: LIMA, Maria do Socorro Correia
Nome do Orientador: James Patrick Maher
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

LIMA, Maria do Socorro Correia. Motricidade, escrita e leitura : possíveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendizado. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1997. 192p. (Dissertação de Mestrado).