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Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos fonológicos similares aos da fala?

O principal objetivo desta pesquisa, e constatar, na aquisição da escrita, a ocorrencia de processos fonologicos encontrados na aquisição da fala e em que medida são observados na escrita espontanea de crianças da primeira serie do ensino de primeiro grau. O modelo teorico adotado e o da fonolgia natural. Os dados foram coletados em textos espontaneos de 15 criancas, a partir do mes em que foi observado o nivel de escrita alfabetica na produção de textos pelos usuarios. A descrição dos dados abrangeu os erros fonologicos coletados nos textos selecionados para cada um dos sujeitos. A analise dos dados revelou que na aquisição da escrita ocorrem processos fonologicos observados na aquisição da fala. Permitiu determinar em que periodo, na aquisição da escrita, concentram-se e em que medida são superados, bem como a relação entre eles. Pode-se constatar a influencia de fatores como posição na silaba e na palabra, tonicidade da silaba, extensão da palavra, ambiente proximo, antecedente ou seguinte, e o papel da consciencia fonologica na atuação dos processos. Como contribuição para a alfabetização, este estudo constitui documento significativo para auxiliar na compreensão dos processos que operam na escrita da criança na fase inicial de sua aquisição. Se o alfabetizador compreender a logica que ha por tras dos erros de escrita das crianças pode planejar estrategias para ajuda-las nas suas dificuldades de aprendizagem.

Nome do Autor: VARELLA, Noely Klein
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência:

VARELLA, Noely Klein. Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos fonológicos similares aos da fala? Porto Alegre: PG em Linguística e Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993. 276p. (Dissertação de Mestrado).