Abec

Abec


     

Avaliação das concepções de escrita de crianças da pré-escola da rede municipal de ensino de Poços de Caldas - MG.

O presente estudo objetivou investigar as concepções de escrita de crianças da pré-escola da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas/MG, através da análise e comparação das representações de escrita apresentadas por 60 crianças na faixa etária de 6 a 7 anos, de nível sócio-econômico baixo, cursando a última série pré-escolar pela 1ª vez, com períodos de escolarização anterior variando de 1, 2 e 3 anos. As 60 crianças investigadas foram subdividas em grupos de 20 cada, de acordo com o tempo de escolaridade. Também atuaram como sujeitos desta pesquisa 6 professoras que, em entrevistas individuais, forneceram dados quanto à formação e atuação profissional, concepções teóricas a respeito do processo de alfabetização na pré-escola e atividades desenvolvidas na pré-escola relativas à leitura e escrita. Os dados das crianças foram obtidos através de um instrumento de avaliação composto de 30 itens, subdividido em três partes: a) concepção de escrita; b) elementos do processo de leitura; c) noções metalinguísticas. A concepção de escrita foi verificada relativamente a palavras isoladas (1ª fase), e a frase (2ª fase). A análise dos dados foi realizada através dos testes Qui-quadrado, para verificar as diferenças significativas entre as respostas apresentadas pelos três grupos e entre as escolas pesquisadas. Os resultados apontaram desempenho semelhante entre os grupos e a autora concluiu que a pré-escola parece ter colaborado pouco com o processo de aquisição da leitura e escrita, o que desfavorece as crianças das classes populares uma vez que a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma necessidade básica na superação do fracasso escolar, evasão e repetência.

Nome do Autor: Célia Maria de Freitas Vilela
Nome do Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VILELA, Célia Maria de Freitas. Avaliação das concepções de escrita de crianças da pré-escola da rede municipal de ensino de Poços de Caldas - MG. 1995. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.