Abec

Abec


     

Leitura de paradidáticos uma proposta de mudança

O trabalho pretende discutir os conceitos de leitura em língua estrangeira sob uma perspectiva sócio-interacional. o contexto desta discussão vai se dar na análise referente à leitura de textos paradidáticos através de perguntas de compreensão respondidas pelos alunos. O pressuposto central deste estudo é que a leitura de textos paradidáticos pode ser feita sem a utilização constante da tradução commo único procedimento de leitura. Os dados mostraram que os alunos, após trabalho conjunto de conscientização, mudaram seu processo e visão de leitura. Os pressupostos teóricos para a análise são de base sócio-interacional destacando os autores Bakthin (1959), Orlandi (19880, Dolz (1995), Grossmann (1996) e Moita Lopes (1996). Os dados foram coletados em uma escola particular de 1º grau. onde nove sujeitos focais foram analisados durante um ano. A pesquisa tem um caráter interpretativo, sendo as categorias baseadas na análise de domínio de Spradley (1979). A análise dos dados revela que, dentro de uma perspectiva sócio-interacional, torna-se possível transformar os procedimentos, o processo e a visão de leitura dos alunos.

Nome do Autor: Cynthia Pichini
Nome do Orientador: Maria Antonieta Alba Celani
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PICHINI, Cynthia. Leitura de paradidáticos uma proposta de mudança. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.