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O ciclo básico de alfabetização em Belo horizonte: a intervenção e a realidade

ASSUNTO: Políticas Públicas em Alfabetização

 RESUMO: A presente pesquisa objetivou descrever e analisar o Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) desenvolvido em Belo Horizonte a partir de 1985, verificando a percepção de diferentes categorias de participantes na idealização e implementação da proposta, tanto no que se refere ao nível de intenção quanto ao nível da realidade observada em sua operacionalização. A amostra do estudo foi constituída de 34 professores e especialistas que atuaram ou atuavam nas escolas públicas estaduais de BH e de especialistas e ou professores pertencentes ao órgão central e regional do sistema. Foram selecionadas 8 escolas (4 situadas em bairros mais centrais e 4 em bairros mais periféricos). Como instrumentos de pesquisa, foram construídos dois roteiros de entrevistas semi-estruturadas, elaborados a partir de entrevistas preliminares realizadas com professores e especialistas que atuaram na implantação do CBA. Os dados foram coletados nos próprios locais de trabalho dos entrevistados e registrados em fitas cassete. Em seguida, foram categorizados e tratados descritivamente, sendo analisados à luz da fundamentação teórica que embasou o trabalho. A partir dos dados obtidos sobre a intenção e a realidade do CBA nas 8 escolas investigadas, o estudo evidenciou os seguintes resultados: a) a inexistência de preparação prévia para a implantação e treinamento de pessoal trouxe insegurança e resistência à adoção da proposta, tanto para especialistas quanto para professores; b) apesar da resistência inicial com relação à proposta do CBA, as escolas, através de uma maior compreensão de seus fundamentos e objetivos, passaram a visualizar o CBA como um projeto interessante e relevante, se tivesse tido o acompanhamento adequado; c) a resistência explícita de professores e especialistas parecia ter suas origens no não cumprimento de muitos aspectos privilegiados no texto legal que criou o CBA; d) o processo educacional encontra-se preso a um sistema de trabalho centralizado e dependente de uma hierarquia difícil de ser modificada.

Nome do Autor: Maria Helena Soares João
Nome do Orientador: Lígia Gomes Elliot
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JOÃO, Maria Helena Soares. O ciclo básico de alfabetização em Belo horizonte: a intervenção e a realidade. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990.