Abec

Abec


     

Aspectos metalinguísticos da capacidade de segmentação em crianças de 5 a 9 anos de idade.

O trabalho teve como objetivo pesquisar a questão de como as crianças solucionam problemas relativos à habilidade de segmentar o som da palavra em situações naturais. A pesquisa foi realizada com crianças de 5, 7, e 9 anos, num total de 60, 20 para cada faixa etária, constituindo grupo representativo da pré-alfabetização, alfabetização e pós-alfabetização. Foram propostas 3 tarefas que objetivavam abranger a segmentação dos sons na palavra (som inicial, medial e final) e criar oportunidade de a criança operar com parte da palavra de diferentes tamanhos, de segmento à palavra toda. Os resultados evidenciaram que a habilidade de segmentação dos sons na palavra é um dos aspectos da competência lingüística, cognitiva e comunicativa que se desenvolve gradativamente, e que a oportunidade de interação ativa entre a criança e esse tipo de conhecimento é um fator diretamente envolvido nesse desenvolvimento. Os resultados sugerem: mudança no trato com o alfabetizando, no sentido de lhe ser atribuído papel mais criativo e ativo; revisão do material pedagógico a ele proposto, tornando-o compatível com o curso natural de desenvolvimento da criança, revisão, no campo da terapia fonaudiológica, de conceitos de adequado e inadequado em distúrbios de aquisição de leitura e escrita.

Nome do Autor: GOYANO, Ana Paula Machado
Nome do Orientador: Eleonora Albano da Motta Maia
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: PG Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:

GOYANO, Ana Paula Machado. Aspectos metalinguísticos da capacidade de segmentação em crianças de 5 a 9 anos de idade. São Paulo: PG em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1983. 92p. (Dissertação de Mestrado).