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A atividade pedagógica e a apropriação da escrita

A dissertação obejtiva aprofundar e compreender o desenvolvimento da atividade intra-mental pela criança, tendo em vista as relações de ensino observadas (inter-relações) no contexto escolar, durante o processo de apropriação da linguagem escrita. Nesse sentido, busca-se focalizar o desenvolvimento da proposta pedagógica que se delineia a partir da atividade do professor e as práticas educativas daí decorrentes, como integrantes e constitutivas do processo de elaboração de funções psicológicas relacionadas com a linguagem escrita. Quanto à metodologia, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso, sendo que a pesquisadora era a própria alfabetizadora. Constituíram-se etapas da pesquisa o planejamento, a realização, registro e avaliação da prática pedagógica levada a efeito no cotidiano. Os instrumentos utilizados foram observações do desenvolvimento das crianças ao nível de processo, registros escritos das situações de sala de aula, reunidos em um diário de campo, gravações em áudio. Foram privilegiados a descrição e o relato do processo feito pela professora acerca do movimento de produção nas atividades de leitura e escrita. Os procedimentos de análise focalizaram os episódios que possibilitassem explicitar como os processos de desenvolvimento das crianças se relacionavam com as formas de interação do contexto de sala de aula. A mediação foi tomada, pois, como categoria de análise e a ação pedagógica como objeto específico de investigação. A análise dos dados permitiu constatar que os processos de desenvolvimento das crianças é constituído e transformado pelas interações e relações de ensino no interior da escola, sendo que as crianças podem se apropriar da escrita através dos processos de atividade mediada, em que a atuação do praofessor e dos colegas é relevante, no sentido da construção conjunta das estratégias de significação. Ao mesmo tempo, observou-se que os processos de desenvolvimento das crianças se constituíam como condições de produção da proposta pedagógica, num movimento dialético.

Nome do Autor: Ana Lúcia Horta Nogueira
Nome do Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. A atividade pedagógica e a apropriação da escrita. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1991.