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O trabalho docente nas séries iniciais de 1º grau: elemento para a compreensão da competência no cotidiano escolar

Esta pesquisa tem como objeto de investigação o estudo de práticas de alfabetização consideradas bem e mal sucedidas, objetivando compreender a problemática da competência técnica do professor alfabetizador e como esse profissional realiza seu trabalho em situações de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi selecionada uma amostra constituída por 4 professoras alfabetizadoras, sendo duas consideradas mais competentes e duas menos competentes, segundo a indicação dos diretores de duas escolas da rede oficial de ensino de Rio Claro (uma situada na região central e a outra em região periférica). Inicialmente foi realizada a revisão da literatura (o estado da arte) por meio de um levantamento e análise da questão da competência do professor, destacando-se principalmente os trabalhos realizados nos últimos 5 anos. A partir de então, foram conduzidas duas abordagens metodológicas para focalizar o problema. A primeira, de natureza mais objetiva, buscou investigar a questão da competência profissional de forma que houvesse uma auto-avaliação feita pelas professoras com relação ao trabalho realizado nas classes de 1ª série, por meio do Instrumento de Diferencial Semântico e através de entrevistas. Para tal, foram selecionadas as seguintes categorias: conteúdo, organização do trabalho, formas de trabalhar, objetivos, relação professor/aluno e avaliação. Entretanto, devido a algumas limitações desse recurso metodológico, recorreu-se também a uma abordagem de cunho etnográfico, visando o acompanhamento das práticas cotidianas das professoras selecionadas. Foram utilizados como procedimentos as observações diretas, nas salas de aula; registros escritos em protocolos e entrevistas breves, não estruturadas. Os pontos selecionados para a análise das práticas observadas foram o conteúdo ensinado, os procedimentos de ensino, as atividades propostas, a linguagem das professoras, a relação professor/aluno, os recursos utilizados e a avaliação. Finalmente, foi feita uma análise comparativa entre os dois grupos de dados, o que revelou o seguinte aspecto: as professoras mais competentes executavam um trabalho muito diferenciado se comparadas à atuação das professoras menos competentes, indicando a existência de mecanismos de ruptura com a cotidianidade, com a autoridade e submissão. Mas, apesar dessa inferência, pela comparação entre as práticas, verificou-se que entre o desempenho dos dois grupos de professoras houve pontos de convergência, revelando que a atuação das professoras consideradas menos competentes não pode ser visualizada de forma totalmente distinta.

Nome do Autor: Maria Regina Guarnieri
Nome do Orientador: Alda Junqueira Marin
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUARNIERI, Maria Regina. O trabalho docente nas séries iniciais de 1º grau: elemento para a compreensão da competência no cotidiano escolar. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1990.