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Professores alfabetizadores da região sul de Minas Gerais: caracterização

Foi objetivo deste estudo caracterizar o professor alfabetizador em termos de sexo, idade e estado civil; identificar o nível sócio-econômico a que pertence, caracterizar sua competência profissional; levantar a percepção que o alfabetizador tem dos problemas relativos à alfabetização e ainda, levantar sua perspectiva pessoal com relação à profissão de professor alfabetizador. Foram sujeitos dessa pesquisa 79 alfabetizadores da rede pública estadual de Itajubá/MG. O instrumento de coleta utilizado foi o questionário, cujos dados foram analisados quantitativamente e organizados em tabelas, caracterizando-se primeiramente o docente a nível pessoal e posteriormente a nível profissional. Verificou-se que: o corpo decente da 1ª série do 1º grau é jovem, mais da metade são solteiras, oriundas de classes populares e têm pais de baixo nível de escolaridade. Quando casada, os cônjuges apresentam nível de escolaridade maior do que o dos pais. Metade das professoras só tinham o Magistério, sendo que a maioria não cursou especialização alguma e possui pouca experiência profissional. A autora concluiu que o estudo detectou a necessidade de investir no aperfeiçoamento e reciclagem das professoras, visando assegurar o sucesso da alfabetização das classes sociais mais desfavorecidas.

Nome do Autor: FERNANDES, Maria Terezinha Barude
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

FERNANDES, Maria Terezinha Barude. Professores alfabetizadores da região sul de Minas Gerais: caracterização. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1989. 97p. (Dissertação de Mestrado).