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Os estudos adicionais e a prática do alfabetizdor: conteúdos programados relevantes.

O estudo objetivou investigar junto a professores alfabetizadores eficazes, os conteúdos programáticos considerados importantes para a formação do alfabetizador, verificando-se ainda a validade do referido curso. Atuaram como sujeitos 25 professores que atuavam em escolas da rede oficial do Município do Rio de Janeiro e eram egressos dos cursos de Estudos Adicionais, sendo ainda todos pertencentes ao 21º Distrito de Educação Cultura EC/RJ, distrito este escolhido por reunir as escolas que apresentavam os maiores índices de aprovação na 1ª série do 1º grau. Os professores da amostra selecionada, que eram regentes em turmas de alfabetização e 1ª série e atendiam a uma clientela oriunda da classe popular, foram entrevistados individualmente e responderam coletivamente a questionário. A análise dos dados obtidos evidenciou que havia discrepâncias entre as disciplinas legalmente determinadas para o curso e as efetivamente presentes no currículo, indicando também, que os conteúdos programáticos não garantiam uma boa formação de professores alfabetizadores e que o currículo vigente era predominantemente tradicional e anacrônico em relação às situações de experiência real. A autora sugeriu que sejam realizados estudos pelos docentes com vistas a dinamizar o currículo, respeitando os objetivos de diversos níveis de complexidade e ao mesmo tempo utilizando variadas estratégias de ensino, de modo a atender o pressuposto básico para o curso aprofundamento em alfabetização.

Nome do Autor: REGALADO, Adelina Maria Ferreira.
Nome do Orientador: Maria Angela Vinagre de Almeida
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

REGALADO, Adelina Maria Ferreira. Os estudos adicionais e a prática do alfabetizador: conteúdos programáticos relevantes. Rio de Janeiro: PG em Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988. 231p. (Dissertação de Mestrado).