Abec

Abec


     

Interação professor-aluno em uma classe de primeira série com substituição de professoras.

O estudo teve por objetivo caracterizar a interação entre as professoras (titular e substituta) e os alunos de uma classe de primeira série em escola de periferia. videogravações feitas em sala de aula foram analisadas quanto aos episódios de contato e os resultados informaram acerca de aspectos gerais da interação, dos contatos iniciados pelos alunos e pelas professoras e da transição entre contatos. Verificou-se que os alunos participaram acentuadamente, sendo atendidos pelas professoras em função dos indicadores de proximidade física e conteúdo verbal das iniciativas. A atuação das professoras caracterizou-se pela abordagem individualizada dos alunos, desenvolvendo o ensino de leitura e cópia. Nesse contexto, o manejo da classe orientava-se para a organização do atendimento mais que para o controle disciplinar. Comparando-se os períodos com cada professora foram evidenciados padrões relativamente homogêneos, porém algumas variações foram encontradas. A professora titular alterou contatos individuais com coletivos; conseguiu atender a um maior número de alunos, regulando iniciativas para que não interrompessem em demasia contatos individuais em curso; dedicou-se ao ensino da leitura. A professora substituta concentrou-se em contatos individuais prolongados, porém frequentemente interrompidos por ela própria ou por intromissões dos alunos; dedicou-se à supervisão de cópia. Quanto ao comportamento dos alunos, de um período para o outro, verificou-se uma redução nas suas iniciativas e em aumento de intromissões em outros contatos. O trabalho traz contribuições para o conhecimento da participação dos alunos e da atuação da professora e tem implicações metodológicas para estudos - da interação em sala de aula.

Nome do Autor: LINHARES, Maria Beatriz Martins
Nome do Orientador: Edna Maria Marturano
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia experimental
Referência:

LINHARES, Maria Beatriz Martins. Interação professor-aluno em uma classe de primeira série com substituição de professoras. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1988. 206p. (Tese de Doutorado).