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Metamorfose na construção do alfabetizador-pessoa.

O estudo desenvolvido busca compreender o significado do retorno à escola na constituição da identidade e na construção dos projetos de vida de alfabetizandos adolescentes e adultos, através das vivências de nove alunos com idade entre 15 e 65 anos, seis mulheres e três homens, que experienciam seus processos de alfabetização. A atitude metodológica assumida para o desvelamento do fenômeno é a abordagem qualitativa de cunho fenomenológico GIORGI (1986) e COMIOTTO (1992). Através deentrevista dialógica semi-estruturada e no decorrer das aulas, os alfabetizandos, através de suas falas, dos seus gestos e dos seus silêncios, possibilitaram a captação de informações relevantes que se constituíram nos achados desta investigação. O processo de análise construiu-se na reflexão sobre os achados, permeados pelo referencial teórico que permitiu a interpretação e a compreensão do fenômeno, fazendo emergir as dimensões fenomenológicas. Dessas dimensões foram encontradas três essências que espelham as metamorfose vivenciadas durante o processo de aquisição da língua escrita, na construção do alfabetizando-pessoa.  Nessa caminhada rumo à alfabetização, os personagens deste estudo passam por um processo de reconstrução pessoal, social e política, adquirindo uma nova identidade, arquitetando novos projetos para suas vidas. Dos achados desta pesquisa emergiram princípios psicopedagógicos que resgatam a visão de totalidade inerente ao processo, subsidiano o nortear de uma proposta de alfabetização para jovens e adultos

Nome do Autor: OLIVEIRA, Marília Cazali
Nome do Orientador: Mirian Sirley Comiotto
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência:

OLIVEIRA, Marília Cazali. Metamorfose na construção do alfabetizador-pessoa. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 191p. (Dissertação de Mestrado).