Abec

Abec


     

Pre-escola e escola : unidade ou diversidade?

O trabalho objetivou encontrar o elo de ligação entre a escola e a pré-escola, na tentativa de que se construa a sua integração(unidade), buscando contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica da escola e da pré-escola, tendo em vista a consolidação do processo de alfabetização. Objetivou-se sobretudo compreender a relevância da integração do trabalho pedagógico (entre o pré e o 1º grau), para que se concretize a leitura/escrita, e inversamente, a relevância da linguagem (escrita), como elo articulador desta integração. A autora realizou observações em sala de aula, entrevistas e análise documental no intuito de obter uma caracterização do trabalho pedagógico, bem como uma identificação das concepções subjacentes a ele e que lhe servem de orientação. Atuaram como sujeitos da pesquisa três turmas de 1ª série, três classes de pré-escolar e suas respectivas professoras. A autora constatou que os dois níveis de ensino se caracterizam pela tentativa de desapropriação do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, que vêem negados os seus papeis de sujeitos da relação pedagógica. Segundo a autora dos professores devem buscar a reapropriação do conhecimento sobre o próprio saber/fazer visando consolidar uma prática pedagógica articulada à realidade concreta e que situe os sujeitos como os construtores de sua própria história.

Nome do Autor: Eloisa Acires Candal Rocha
Nome do Orientador: Sônia Kramer
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Eloisa Acires Candal. Pre-escola e escola : unidade ou diversidade? 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1991.