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Mudamos a alfabetizacao escolar : e a avaliacao como fica? : uma experiencia na perspectiva construtivista socio-interacionista

O presente trabalho é um registro das experiências profissionais da autora como professora e orientadora de alfabetizadores, que na busca de transformações na pré escola, como mudança do currículo, propõe um projeto de reorganização deste espaço/tempo que considera alfabetizador. O trabalho teve o objetivo de iniciar uma reflexão sobre a natureza, objetivo e prática da avaliação, após mudanças ocorridas na alfabetização dentro da perspectiva construtivista sócio-intercionista. A pesquisa foi realizada na Pré escola da EEPG Experimental "Dr. Edmundo de Carvalho", onde trabalhou como Orientadora Pedagógica Educacional, e teve como sujeitos12 professores. Na realização da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica; resgate de memória do início da trajetória da autora; gravação da reunião com os professores onde foi feita a proposta de participação na pesquisa; registro das discussões professor/orientador realizadas durante os encontros semanais de uma hora-aula (50 minutos); registros das discussões coletivas semanais; observações registradas durante momentos de estudo realizados mensalmente durante 1991; registros dos professores relatando a prática pedagógica diária durante o período da pesquisa; depoimento escrito dos professores participantes, apresentando uma síntese da sua visão individual; mudança do currículo, prática da alfabetização, questões relacionadas ao construtivismo sócio-interacionista e avaliação; análise dos registros e depoimentos. Ao final a autora faz as seguintes considerações: que a prática da pré escola demostra à Escola de Primeiro Grau que pode-se aprender no ano seguinte o que não se aprendeu no ano anterior; não se pode determinar conteúdos anuais, entendendo-se que a aprendizagem acontecerá num processo contínuo; o entendimento sobre a importância da avaliação deveria acontecer junto com a compreensão real deste novo conceito de alfabetização, na perspectiva construtivista sócio-interacionista. Conclui, que teorias e práticas conseguem transformações, se tiverem como base opção e vontades políticas. O trabalho "com" o professor da Escola Pública, se for feito em nível político, com certeza resultará num trabalho "do" professor.

Nome do Autor: Maria Salete da Costa
Nome do Orientador: Ana Maria Saul
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: COSTA, Maria Salete da. Mudamos a alfabetizacao escolar : e a avaliacao como fica? : uma experiencia na perspectiva construtivista socio-interacionista. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.