Abec

Abec


     

Um estudo do efeito das mudancas na concepcao de alfabetizacao do professor sobre a sua prática de avaliação.

O presente estudo objetivou investigar e promover alterações na prática pedagógica da avaliação a partir de mudanças na concepção de professoras alfabetizadoras sobre a natureza da língua escrita e a construção desse conhecimento pela criança. A pesquisa realizou-se na Escola Classe II do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - escola parque - em Salvador. Aturam como sujeitos da pesquisa duas professoras alfabetizadoras e suas respectivas turmas, de 20 alunos cada. Os dados foram coletados, durante três anos, mediante os seguintes procedimentos: entrevistas com as professoras (no início e no fim do trabalho), entrevistas com os alunos, observações em sala de aula, além de atividades de treinamento envolvendo leitura e discussão de texto, avaliação e planejamento das programações semanais, análise da produção escrita dos alunos e orientações para procedimentos relacionados a avaliação realizada em sala de aula. Os resultados foram analisados à luz das concepções construtivista e sócio-interacionista e de contribuições da linguística, psico-linguística e sócio-linguística. A autora concluiu que os resultados sugerem mudanças na concepção de alfabetização das professoras com implicações significativas para a prática da avaliação.

Nome do Autor: Aline Vianna Mascarenhas Cerqueira
Nome do Orientador: Dalva Maria de Andrade Martins
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:Bahia
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CERQUEIRA, Aline Vianna Mascarenhas. Um estudo do efeito das mudancas na concepcao de alfabetizacao do professor sobre a sua prática de avaliação. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 1993.