Abec
Abec
Contar historias e fazer arte :uma metodologia para a formação do leitor em inicio de escolaridade, segundo uma visao holistica.
A pesquisa apresenta e representa as reflexões e análises da pesquisadora sobre a sua trajetória de vida e de suas pra´ticas como antiga professora primária e atual responsável pela biblioteca de uma escola pública. Desde o início de seu trabalho de gerenciamento da biblioteca escolar, verifica que é negado às crianças de 1ª série o acesso ao acervo da biblioteca, sob a alegação de seu analfabetismo; e que os alunos das séries subsequentes por várias razões fazem pouco ou nenhum uso dos serviços da biblioteca , comportamento que a escola difusamente atribui à idéia de uma aversão pela leitura. A pesquisadora desenvolve o projeto de avaliação, com alunos de 1ª e 2ª séries, por um ano escolar completo, durante o qual os dados são coletados através de observação sistemática das crianças, entrevistas com as mesmas, questionários respondidos pelos pais e reuniões semanais com as professoras do Cilco Básico. Os dados são analisados qualitativamente e sua interpretação sugere várias respostas aos questionamentos da pesquisa. A satisfação expressa pelas crianças - o prazer da leitura - e o apoio incondicional dos pais às práticas desenvolvidas se opõem às visões e postulados da escola: há evidência de que a chamada aversão pela leitura resulta das condições repressoras de aprendizagem e que a leitura da literatura acelera o processo através do qual as crianças adquirem os códigos escritos. O exame dos dados permite também atribuir a resistência dos professoresa métodos inovadores às dificuldades geradas pela repressão social, da qual decorrem as dicotomias corpo/espírito e trabalho/prazer. Isto indica a necessidade de se recuperar de liberdade da criança arteira, bem como reativar o potencial criativo do trabalho docente.
Nome do Autor: CHIAVINI, Vera Lucia MelloNome do Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:
CHIAVINI, Vera Lucia Mello. Contar historias e fazer arte :uma metodologia para a formacao do leitor em inicio de escolaridade, segundo uma visao holistica. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1994. (Dissertação de Mestrado).