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O professor construtivista :desafios de um sujeito que aprende.

O objetivo central desta pesquisa é refletir a respeito da experiência vivida por um grupo de professores da APAE de Presidente Prudente-SP, em Junho de 1993 a Junho de 1994. A metodologia utilizada foi entrevistas com as professoras, e observações das aulas de todas elas. A pesquisa que se configura neste trabalho, ao acompanhar o processo de construção/reconstrução conceitual realizado pelo professor através do estudo das vertentes construtivistas, busca impulsionar o esforço para um pensamento de movimento, de um devir. Uma preocupação muito latente neste trabalho, é de tematizar qual a importância do professor, em sua prática pedagógica, perceber-se também como sujeito construtor de seu conhecimento. Os enfoques trabalhados pela autora no decorrer da pesquisa são, de forma ampla, os seguintes: a) possibilidade de avaliação do conceito (construtivismo) existente no sujeito; b) possibilidade de acompanhamento do processo de construção/reconstrução do conceito realizado pelo professor; c) possibilidade de avaliação desta reconstrução a partir de indicadores didáticos e não apenas conceituais. A autora relata ainda, as dificuldades e entraves encontrados por professores e alunos no âmbito da sala de aula. Através de entrevistas com as professoras, verificou-se que a leitura é apresentada por elas como uma prática em desuso. No entanto, ao longo do ano em que a pesquisa foi realizada, a prática de leitura e o esforço em entender o construtivismo, se alterou de forma significativa. Ao final deste processo, o grupo assumia, apesar das resistências e muitas dificuldades, um construtivismo capaz de resgatar a importância do professor e sua possibilidade de estudo, erro e aprendizagem. Um referencial vivo, não confundido com um bloco monolítico, mas identificado com o esforço da reflexão. Um construtivismo plural tal qual os objetos do conhecimento e os sujeitos da aprendizagem. Conclui-se portanto, que o maior desafio do professor que se pretende construtivista consiste na superação do mascaramento do não-saber, na busca de uma leitura do construtivismo realizada a partir de indagações próprias, introjetadas e significativas.

Nome do Autor: Ana Archangelo Guimaraes
Nome do Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARAES, Ana Archangelo. O professor construtivista: desafios de um sujeito que aprende. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.