Abec

Abec


     

A organizacao do texto escrito por alunos de 1.grau

O objetivo do estudo é a organização do texto escrito por alunos de 5ª e 6ª série do 1º grau. Partindo da hipótese de que o título sugerido pelo professor pode levar à produção de determinado gênero textual, e de que a organização textual pode apresentar dificuldades relacionadas à questão de coesão e coerência textuais, coletou-se um corpus composto por 156 textos produzidos por alunos da 5ª e 6ª série, na faixa etária entre 11 e 13 anos, estudantes de uma escola estadual da cidade de Rondonópolis/MT. Esse corpus está subdividido em 54 narrações, 50 descrições e 52 dissertações, todas produzidas a partir da escolha entre dois títulos sugeridos para a produção de cada um dos gêneros textuais esperados pela pesquisadora. Os resultados relativos aos mecanismos de organização textual, bem como os recursos próprios da oralidade e os problemas de coesão e coerência textuais são analisados com base nos princípios da Lingüística Textual. Além disso, a Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986), é também explorada na avaliação da coerência dos textos obtidos.

Nome do Autor: PETRONI, Maria Rosa
Nome do Orientador: Maria Cecilia Perroni
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

PETRONI, Maria Rosa. A organização do texto escrito por alunos de 1.grau. Campinas: PG em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1994.109p. (Dissertação de Mestrado).