Abec
Abec
A construcao do discurso narrativo em contexto escolar
Este trabalho teve por objetivo refletir a construção da relação entre a oralidade e a escrita pela criança na atividade de narrar oralmente e por escrito, e refletir sobre como o adulto contribui neste processo. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados durante os meses de maio e junho de 1992 em duas turmas da primeira série do ensino fundamental em Campinas no Estado de São Paulo. Vale ressaltar que uma escola era da rede particular de ensino e trabalhava com a abordagem tradicional e a outra era pública com abordagem construtivista. Os dados a serem analisados foram coletados através de observação direta em sala de aula, registro em áudio, análise das produções escritas e anotações realizadas em sala de aula pela pesquisadora durante os momentos de elaboração dos textos. A análise dos dados demonstrou que as produções orais e escritas da maioria dos sujeitos da pesquisa não se consistia em uma narrativa, mas talvez em historinnhas que são repetições das informações passados pelas escolas quanto ao tema exigido na produção textual. Quanto a relação entre a oralidade e a escrita os resultados apontaram que é necessário se estabelecer uma mediação entre as duas categorias, através de práticas de uso da linguagem que viabilizem a construção de hipóteses sobre as duas modalidades como manifestações lingüísticas que ora se aproximam e ora se afastam no seu modo de significar.
Nome do Autor: Suzana Lima VargasNome do Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VARGAS, Suzana Lima. A construcao do discurso narrativo em contexto escolar 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1994.