Abec
Abec
Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares.
O objetivo deste trabalho é oferecer aos profissionais que atuamno campo da aprendizagem uma nova modalidade semiológica para a compreensão das dificuldades encontradas nos portadores de Distúrbios Específicos de Aprendizagem, sobretudo nas siíndromes relacionadas com a linguagem: disgrafia, dislexia (diseidética e disfonética0, disortografia e dissintaxia (afasia sintática). Estas síndromes refletem-se na escrita e protanto os cadernos escolares documentam de forma exaustiva os vários sinais patológicos que se manifestam nas três modalidades de escrita: cópia, ditado e expressão espontâne (redação). O trabalho utilizou a metodologia neuropsicológica, isto é, através do método de análise de tarefa (Task Analysis), no caso, a escrita, procurou correlacioná-la à organização cerebral. Os quadros teóricos que fundamentam essa abordagem são: 1) Organização do Sistema Nervoso: - funções subcorticais envolvidas na escrita: sistema Reticular e Límbico, Cerebelo e Tálamo; - funções corticais e néo-corticais envolvidas na escrita: analisadores Auditivo, Visual, Somestésico (táctil-cinestésico) e Motor; 2) Níveis Hierárquicos da Experiência Cognitiva de acordo com Myklebust: senso-percepção, imaginação, simbolização e conceituação; 3)Tipos de Aprendizagem, de acordo com Myklebust: intra-neuro-sensorial, inter-neuro-sensorial e integrativo-neuro-sensorial; 4) A escrita: Análise de tarefas. Exame meuropsicológico da escrita e sua interpretação de acordo com Luria. A partir desses referenciais foi elaborado um Protocolo de Avaliação da Escrita em Cadernos Escolares, no qual se estabeleceu uma correlação entre os sintomas e as regiões cerebrais correspondentes. As ilustrações contidas no trabalho têm a finalidade de servir como roteiro para a utilização desta nova abordagem. Entre as consequências mais imediatas e eficazes deste modelo coloca-se a organização de propostas terapêuticas também de inspiração neuropsicológica.
Nome do Autor: ROCCO E COSTA, Eliana de LimaNome do Orientador: Elsa Lima Gonçalves Antunha
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:
ROCCO E COSTA, Eliana de Lima. Análise Neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1993. 214p. (Tese de Doutorado).