Abec

Abec


     

A relacao entre linguagem e aprendizagem: um estudo para a adaptacao do Clinical Evaluation of Language Fundamentals

 Este trabalho teve por objetivo a adaptação ao Português da bateria de testes, Clinical Evaluation Fundamentals-Revised (CELF-R) e o estudo de desenvolvimento de normas, ainda que parciais, para a linguagem receptiva e expressiva na avaliação do estudante brasileiro. O CELF-R foi criado em 1987 nos EUA e teve por objetivo a avaliação da linguagem receptiva e expressiva em estudantes de 05 a 16 anos e 11 meses que apresentavam distúrbio de aprendizagem associado a déficit no desenvolvimento da linguagem. O (CELF-R) se baseia no modelo do desenvolvimento da linguagem criado por Bloom e Lahey (1988), que descrevem o comportamento da linguagem da criança através de três dimensões: conteúdo, forma e uso. Para a realização do trabalho foi necessário um estudo teórico e de campo, bem como um estudo estatístico dos dados e uma constante interação da autora com diversas áreas do conhecimento. Os resultados da aplicação da versão brasileira da bateria do (CELF-R) em 150 estudantes, de 06 a 10 anos e 11 meses, demonstraram ser adequada ao estudante brasileiro, e seus resultados foram utilizados no desenvolvimento de normas para a linguagem receptiva e expressiva dessa população.

Nome do Autor: Maria Lucia Novas Menezes
Nome do Orientador: Mauro Spinelli
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MENEZES, Maria Lucia Novas. A relacao entre linguagem e aprendizagem: um estudo para a adaptacao do Clinical Evaluation of Language Fundamentals. 1995. Dissertação de Mestrado (PG em Distúrbios da Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.