Abec

Abec


     

Pré-escola: solução para fracasso escolar?

O objetivo da pesquisa foi analisar a forma pela qual se realiza na prática o atendimento às crianças provenientes das classes desfavorecidas que freqüentam a 1ª série do 1º grau, levando em conta o fato de terem freqüentado ou não classes pré-escolares, a fim de verificar se a pré-escola contribui para minorar o problema do fracasso escolar. A autora, a partir da observação, durante um ano letivo, de duas classes de 1ª série, constituídas de crianças com e sem pré-escola, em duas escolas municipais do Rio de Janeiro, conclui que a freqüência às classes de pré-escolar pouca à influência tem no desempenho na 1ª série. A autora, atribui esse fato à inadequação dos conteúdos e atividades desenvolvidas na pré-escola em relação aos objetivos a que esta se propõe, e ao pouco preparo das professoras de 1ª série para viabilizar as propostas educacionais, em sua prática pedagógica diária.

Nome do Autor: LIMA, Márcia Regina Maurício
Nome do Orientador: Zaia Brandão
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

LIMA, Márcia Regina Maurício. Pré-escola: solução para fracasso escolar?. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1983. 196p. (Dissertação de Mestrado).