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Estratégias fonológicas e aprendizagem da leitura : o papel desempenhado pelo conhecimento dos nomes das letras.

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto do conhecimento dos nomes das letras, na natureza das estratégias fonológicas utilizadas por crianças no início da aprendizagem da leitura em Português. A amostra constitui-se de 48 crianças em idade pré-escolar, matriculadas no 1o período de três escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG: Collegium, Izabella Hendrix e Pitágoras. Apenas participaram do estudo, crianças que conheciam 6 ou menos de 6 letras e crianças que conheciam pelo menos 18 letras. Todas as crianças foram submetidas, em dias diferentes, não consecutivos, a duas tarefas de aprendizagem associativa: uma com ortografias fonéticas e outra com ortografias visuais. Foram aplicados alguns pré-testes com a finalidade de sondar o estágio em que essas crianças se encontravam. Na primeira etapa desses pré-testes, nenhuma criança foi capaz de ler qualquer palavra na tarefa de leitura. Além disso, nenhuma criança foi capaz de pronunciar os sons correspondentes às letras na tarefa de conhecimento dos sons. Já na segunda etapa, dois tipos de respostas foram calculados para cada uma das tarefas de aprendizagem associativa. Em primeiro lugar, foi calculado o número de respostas corretas nas diversas tentativas. Em segundo lugar, o desempenho das crianças em cada uma das tarefas foi classificado de acordo com um escore que variava entre 0 e 3 pontos. Vários aspectos justificam a importância do conhecimento dos nomes das letra na aprendizagem de ortografias alfabéticas. Provavelmente, o aspecto mais importante é que a maioria dos nomes das letras contém os sons representados pelas letras. Contudo, é necessário que se tomem algumas precauções, pois se as práticas dessas habilidades forem muito enfatizadas, a criança pode perder a visão do objetivo e significado da leitura, aspectos também fundamentais para a formação do leitor. Os resultados alcançados, indicam o seguinte: o grupo de crianças que conhecia os nomes das letras aprendeu a ler as ortografias fonéticas com mais facilidade do que as ortografias visuais. Por outro lado, o grupo de crianças que não conhecia os nomes das letras apresentou um padrão oposto.

Nome do Autor: Monica Dourado Abreu
Nome do Orientador: Cláudia Cardoso Martins
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ABREU, Monica Dourado. Estratégias fonológicas e aprendizagem da leitura : o papel desempenhado pelo conhecimento dos nomes das letras. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1995.