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O significado de uma decada no contexto da democratizacao do ensino : o ciclo basico no Estado de São Paulo - 1984 - 1994.

Este trabalho buscou documentar a produção escrita veiculada pelos órgãos centrais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para professores alfabetizadores da rede pública de ensino, bem como apresentar as ações de implementação da propostas emanadas destes órgãos, no período de 1984 a 1994. As propostas em questão são: o Ciclo Básico, a Jornada Única e o Programa de Capacitação para Professores, especialmente alfabetizadores. A metodologia utilizada foi a análise de documentos, observação na escola eleita pela pesquisadora (escola pública da grande São Paulo) e depoimentos de informantes sobre o CB, através de entrevistas e questionários. A década de 80 sofre a influência da tendência crítica que pressupõe que a educação escolar tem a função de democratizar, para a população, o saber produzido e acumulado pela humanidade. A escola é entendida como uma instituição gerada e mantida pela sociedade e que garanti ao educando o acesso aos conteúdos do ensino. As propostas curriculares possuem um eixo teórico baseado numa concepção construtivista sobre o processo de aquisição do conhecimento. O Ciclo Básico foi instituído pelo decreto 21.833 de 28 de Dezembro de 1983, como uma proposta política para todo o sistema de ensino do Estado de São Paulo que teve como objetivo reverter o fracasso escolar. Um pouco antes, em Janeiro de 1988, é implantada a Jornada Única de Trabalho docente e discente numa tentativa de atendimento aos reclamos da rede em relação às condições de trabalho dos professores, estipulando aos alunos 6hs diárias na escola e 30 hs semanais para PI e PIII. De 1992 a 1994, a Secretaria de Educação, desenvolveu um Programa de Capacitação para profissionais da rede pública de ensino, que propunha dentre outras ações, a formação permanente de professores alfabetizadores. Apesar de um quadro político movimentado, a proposta do Ciclo Básico para a rede de ensino não sofreu descontinuidade por 3 governos consecutivos que, apesar das distinções, pertenciam ao mesmo partido. Em síntese, os pontos centrais que nortearão este trabalho serão: o registro documental de toda a produção escrita e veiculada durante a década de analisada, e, na escola focalizada, será analisado se as ações de implementação da proposta do Ciclo Básico emanadas da Secretaria de Educação estão garantindo, de fato, alterações significativas na prática dos professores alfabetizadores. Conclui-se que são preciosos investimentos maciços visando o aperfeiçoamento do quadro de profissionais do ensino (competência técnica e recursos financeiros no suporte às discussões pedagógicas, bem como administrativas e estruturais, pois a cultura da descontinuidade de projetos educacionais, tem levado os profissionais à descrença e desconfiança diante de novas propostas de ensino.

Nome do Autor: Norines Panicacci Bahia
Nome do Orientador: Mere Abramowicz
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Em análise
Referência: BAHIA, Norines Panicacci. O significado de uma decada no contexto da democratizacao do ensino : o ciclo basico no Estado de São Paulo - 1984 - 1994. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.