Abec

Abec


     

Projetos alternativos de educacao: uma busca de qualidade de ensino.

Este estudo objetivou verificar como as inovações introduzidas pelos projetos alternativos têm alterado, para melhor ou pior, a qualidade do ensino das primeiras letras. Para tanto, a autora realizou, primeiramente, uma investigação teórica de três correntes pedagógicas - a neoliberal, a crítico-reprodutivista e a crítica - visando estabelecer de que forma tais correntes pedagógicas têm chegado ao educador na sala de aula, e quais conceitos de qualidade de ensino e alfabetização que elas trazem. O passo seguinte, fundamentado em GRAMSCI (senso comum/bom senso), BAKHTIN (palavras próprias/palavras alheias) e VYGOTSKY, deu início à parte prática da pesquisa, com o desenvolvimento de entrevistas com professoras cujo desempenho foi considerado bom pela direção das escolas onde trabalhavam. Realizou-se ainda o acompanhamento da evolução da escrita em uma classe de 1ª série de uma escola particular de SP, durante todo o ano letivo de 1993. Objetivou-se com esta parte prática investigar a qualidade no processo de alfabetização e avaliar a qualidade em seu produto, a escrita infantil. A observação participante possibilitou à pesquisadora avaliar as escritas das crianças, segundo indicadores de qualidade resultantes das concepções do senso comum e do bom senso das professoras entrevistadas, e realizar intervenções no trabalho feito em sala de aula, buscando resultados de qualidade através de uma proposta de ensino/aprendizagem que surgiu na relação dialética entre conhecimento teórico (sócio construtivismo) e prático (bom senso).

Nome do Autor: Heloisa Amaral Dias de Oliveira
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Heloisa Amaral Dias de. Projetos alternativos de educacao: uma busca de qualidade de ensino. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.