Abec

Abec


     

A pratica da alfabetizacao na pre-escola particular e na pre-escola publica.

Esta dissertação pretendeu apresentar alguns resultados da pesquisa realizada em duas instituições pré-escolares de níveis sociais diferenciados, referentes à prática da alfabetização desenvolvida, visando demonstrar que, em classes sociais diferentes, são também diferentes as funções atribuídas à alfabetização, sendo que estas diferenças se refletem no processo de aquisição da leitura e da escrita. Atuaram como sujeitos da pesquisa duas professoras alfabetizadoras, uma de pré-escola pública municipal e a outra de pré-escola particular, e suas respectivas turmas. Foram realizadas observações em sala de aula e análise documental. A autora constatou que se desenvolvia, na pré-escola particular, uma proposta de alfabetização tradicional, rígida quanto aos valores e conhecimentos transmitidos, e que na pré-escola pública o trabalho era marcado pela ausência de atividades e planejamento, sendo indefinida a proposta de alfabetização.

Nome do Autor: Selma das Gracas Dias Passos
Nome do Orientador: Regina Helena de Freitas Campos
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PASSOS, Selma das Gracas Dias. A pratica da alfabetizacao na pre-escola particular e na pre-escola publica. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1995.