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Eu (nao) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando a concepcao de escrita de crianças que fizeram ou não a pré-escola municipal em Franca
Com fundamentação teórica baseada nos pressupostos da teoria construtivista de Jean Piaget e nos aspectos de caráter social da aprendizagem da leitura e escrita de acordo com Jean Foucambert, a autora objetivou avaliar as concepções de escrita de 90 crianças iniciantes no ciclo básico, todas de nível sócio-econômico baixo e com 7 anos de idade, sendo que 60 delas, que haviam cursado um ano de Pré-escola municipal sob modelos distintos de alfabetização, foram divididas em dois grupos de 30 Tradicional(GI), Funcional(G2) e as 30 restantes(G3) não cursaram a pré-escola. Além das crianças foram sujeitos da pesquisa 09 professores de Pré-escola. Um instrumento de avaliação composto por 57 itens, aplicado às crianças, serviu para a verificação de resultados de escrita, leitura, reprodução oral de textos, cópia e identificação de fichas e portadores de textos. Os professores foram avaliados através de entrevistas e sessões de observação em sala de aula, visando definir o perfil do professor em relação à sua concepção de alfabetização, tradicional(G1) ou funcional(G2). Os resultados evidenciaram que a Pré-escola tem importante papel no processo de aprendizagem da leitura e escrita, porém não é qualquer tipo de proposta pré-escolar que promove avanços no processo de aquisição da leitura e escrita, uma vez que crianças que não frequentaram a pré-escola, apresentaram desempenho superior ao do um dos grupos (G1 tradicional).
Nome do Autor: Mara Silvia Andre EwbankNome do Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: EWBANK, Mara Silvia Andre. Eu (nao) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando a concepcao de escrita de crianças que fizeram ou não a pré-escola municipal em Franca. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1994.