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O sabor do saber : por uma formalização saborosa da leitura e da escrita.

Esta dissertação objetivou retratar o percurso de crianças, que frequentaram diferentes pré-escolas municipais: Casas de Criança e Jardins de Infância e que no ano seguinte, se encontraram numa mesma turma de alfabetização, numa determinada escola de 1º grau, da rede municipal, na Zona norte do Rio de Janeiro. Neste percurso a intenção foi a de revelar que concepção de leitura e escrita, de criança e de conhecimento subsidiava a ação escolar do professor e de que maneira esta ação contribuiria ou impediria a formalização prazerosa da linguagem escrita. Para a realização deste trabalho a autora tomou como referencial teórico as contribuições da Pedagogia (FERREIRO/SMOLKA/SOARES), da Literatura e da Psicologia (VYGOTSKY/PIAGET/FREUD) para uma sistematização saborosa da leitura e da escrita. A pesquisa de campo se deu em duas etapas distintas e subsequentes, sendo que em 1991 foram observadas e analisadas crianças(8) em ambiente pré-escolar e em 1992, algumas destas mesmas crianças(4), na 1ª série de uma escola de ensino fundamental. Foram também pesquisados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas, os professores, a direção e os funcionários das instituições frequentadas. Os dados foram trabalhados pelas seguintes categorias de análise: Ludicidade, Singularidade e a observação do papel da Dialogia. A autora concluiu que foram as crianças que buscaram dar vida ao que aprendiam na escola, e não o contrário e que se a vida e os saberes escolares se encontraram não foi por empenho da escola.

Nome do Autor: Maria Ines de Carvalho Delorme
Nome do Orientador: Regina Alcântara de Assis
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência: DELORME, Maria Ines de Carvalho. O sabor do saber : por uma formalização saborosa da leitura e da escrita. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.