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O corpo em movimento e a alfabetizacao : proposta para um trabalho corporal significativo.

Esta proposta tem por objetivo relacionar o corpo em movimento com o processo de construção de conhecimentos sobre a leitura e a escrita. A metodologia utilizada parte de um levantamento de campo junto a professores de Educação Física que trabalham com crianças de 2 a 6 anos. Foi colhida uma amostra de 10 professores de Educação Física Pré-escolar (entre 2 e 10 anos de formados) divididos entre escolas particulares e escolas públicas, entre elas alguns CIEPs, do Estado do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro semi-estruturado para entrevista. Em algum ponto a Psicomotricidade falhava, não dando conta de inúmeras questões, principalmente daquelas vinculadas à relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e as atividades corporais. Optou-se por utilizar nesta pesquisa o termo "corpo em movimento" ao invés de Educação Física por se entender que esta, traz no seu interior aspectos que, além de fragmentar o corpo, tratam-no como entidade abstrata ou como algo sobre o qual deve-se exercer domínio. É necessária a compreensão do corpo em questão como sendo participativo ativamente no processo de vida real. É um corpo símbolo. Sob a denominação de Psicomotricidade, convivem na escola três enfoques teóricos cujos os pontos centrais são utilizados pelos professores de Educação Física: "Educação do movimento" (Psicomotricidade Tradicional) ; "Educação pelo movimento"; "Psicomotricidade relacional". A criança já vai à escola com conhecimentos sobre seu corpo e suas possibilidades de movimentos. A Educação Física é colocada a serviço do desenvolvimento de habilidades físicas para uma alfabetização que considera etapas preparatórias para a aprendizagem. Acreditamos que a Psicomotricidade, qualquer que seja a vertente abordada falhe, dentre outros fatores, pela visão limitada que têm do ser humano. A percepção e o conhecimento do próprio corpo e das suas capacidades e habilidades físicas e motoras abre possibilidades de aprendizagem, por que favorecem um aumento da auto-estima. A autora conclui que, a atividade corporal deverá ser parte de todo um processo de construção e de apropriação de conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Para isso, são apresentadas atividades coletivas que, de forma viva, lúdica e contextualizada alcançam a funções psíquicas superiores fundamentais para este processo.

Nome do Autor: Angela Bretas Gomes dos Santos
Nome do Orientador: Lúcia Maria Moraes Moysés
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Angela Bretas Gomes dos. O corpo em movimento e a alfabetizacao : proposta para um trabalho corporal significativo. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1994.