Abec

Abec


     

Em busca de respostas para a questao da alfabetizacao ou do analfabetismo : as representações sociais do professor alfabetizador.

Este estudo tem como objetivo respostas para a questão da alfabetização e do analfabetismo. Para tal propõe a conhecer e a discutir as concepções de alfabetização subjacentes nas falas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de ensino de Campo Grande  MS. Como metodologia, utilizou-se uma ficha de cadastramento distribuída a todos os professores que atuavam em turmas de 1º série no ano de 1993, uma entrevista semi-estruturada com 20 alfabetizadores sorteados , dentre aqueles que já estavam trabalhando com a 1º série há 5 anos no mínimo. Investigou-se como os professores alfabetizadores representam a sua prática pedagógica, dentro de um universo de diferentes significados interligados com os seus conceitos de alfabetização, com a sua opção profissional, com a representação que fazem de seus alunos e de sua própria prática docente. Como resultado desta pesquisa, as análises revelaram que a maioria das alfabetizadoras apresenta um estado de consciência ingênua a respeito de questões relacionadas à sua prática pedagógica e à alfabetização, e ainda, existe uma falta de coerência interna entre o que dizem ser a sua prática pedagógica e a sua concepção teórica.

Nome do Autor: Alda Maria do Nascimento Osorio
Nome do Orientador: Eurize Caldas Pessanha.
Instituição: Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OSORIO, Alda Maria do Nascimento. Em busca de respostas para a questao da alfabetizacao ou do analfabetismo : as representações sociais do professor alfabetizador. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 1994.