Abec

Abec


     

Fracasso escolar na alfabetizacao : atribuicao de casualidade na percepcao dos professores alfabetizadores.

O trabalho foi realizado com a finalidade de pesquisar as percepções causais dos professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da cidade de Uberlândia, sobre o fracasso escolar de seus alunos em situações diferenciadas. Para tal foram desenvolvidos dois estudos. O estudo 1 que visava pesquisar as percepções causais atribuídas pelos professores alfabetizadores sobre o fracasso escolar dos alunos de suas classes, que indicaram que iriam fracassar ao final do ano. Para isso, foram aplicadas entrevistas aos professores alfabetizadores de uma escola da rede de ensino municipal, denominada no trabalho como Escola Municipal A, e de uma escola da rede de ensino estadual denominada Escola Estadual A, o que possibilitou a aproximação em situação real no contexto escolar, apesar de um número reduzido de sujeitos. No estudo 2, aplicou-se um instrumento padronizado de identificação de atribuição de causalidade aos professores alfabetizadores de várias escolas estaduais e municipais, com o objetivo de aferir e comparar os diferentes tipos de atribuição da causalidade dos professores em situações hipotéticas de sucesso ou fracasso escolar. Ao final do trabalho pode - se notar que, ao comparar os resultados dos Estudos 1 e 2, ambos apontam como responsável pelo fracasso escolar da alfabetização, na percepção dos professores alfabetizadores, a falta de esforço do aluno. Os dados, indicaram ainda, o descompromisso do professor e da escola em relação aos cursos de capacitação justamente pela falta de objetivos delineados em uma proposta clara e coerente com as necessidades reais da ação pedagógica.

Nome do Autor: Maria das Gracas Cunha Campos
Nome do Orientador: Fernando Antônio Leite de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CAMPOS, Maria das Gracas Cunha. Fracasso escolar na alfabetizacao : atribuicao de casualidade na percepcao dos professores alfabetizadores. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 1994.