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Ciclo basico de alfabetizacao : os limites de um projeto politico.

Esta pesquisa busca compreender a Reforma realizada no Ensino de 1º grau das Escolas Públicas do Estado do Paraná, através da avaliação da implantação da Proposta do Ciclo Básico de Alfabetização, que tinha como objetivo eliminar o problema da evasão e da repetência. Este estudo visa identificar os fatores que contribuíram negativamente para o insucesso dessa proposta. Para desvendar a realidade concreta que envolve a proposta, utilizou-se como metodologia o relato de pessoas de diferentes segmentos sociais envolvidos no processo de implantação, como profissionais e especialistas de educação. A autora objetivou ainda analisar as etapas de planejamento e execução e a não efetivação do projeto. Percebeu-se que a apropriação dessa nova fundamentação teórica, o ciclo Básico, era um desafio para o educador devido a superficialidade dos cursos de capacitação, e com isso a proposta estava comprometida devido a falta de competência técnica do educador, problema que se agravou com a não valorização do docente. Enfim, não houve infra-estrutura para sustentar o projeto. No desvendar desta realidade conclui-se que os fatores que interferem na realização dessa proposta estão diretamente ligados à instância político-administrativa, tais como a falta de vontade política, cujo exemplo é a ausência de efetivas condições de mudança. Um outro fator está ligado ao modo autoritário como foi conduzida a implementação da proposta que surgiu como resposta a necessidades ideológicas do grupo político então no poder.

Nome do Autor: Itelma Mirian Alves de Medeiros Negri
Nome do Orientador: Valdemar Sguissardi
Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NEGRI, Itelma Mirian Alves de Medeiros. Ciclo basico de alfabetizacao : os limites de um projeto politico. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 1994.