Abec

Abec


     

O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições família/escola.

O trabalho consite em um estudo sobre as formas de existência material que as concepções, transmitidas pela escola e sociedade, assumem para os pais de crianças que vêm sendo apontadas como portadoras de dificuldades na aprendizagem e, também, sobre como estes pais, enquanto sujeitos, experimentam, reproduzem, conhecem e transformam estas concepções. O trabalho consta de uma introdução e quatro capítulos. Na introdução é aboradado como a Psicologia vem enfocando as questões relativas ao fracasso escolar e as circunstâncias que motivam a escolha da problemática de estudo. No capítulo 1, é delineado pela autora o ponto de partida teórico no qual o estudo se baseia: as idéias de Agnes Heller no que tange as questões relativas a estrutura da vida cotidiana e aos preconceitos e esteriótipos  que a permeiam e maria Helena Patto no que tange as questões relativas ao fracasso escolar. No capítulo 2, focaliza-se a metodologia utilizada buscando explicitar como foi procedida a escolha dos sujeitos, à definição das entrevistas e o procedimento na análise, procurou, ainda, situar os atores e o cenário onde a pesquisa se desenvolveu. No capítulo 3, buscou-se expor o trbalho realizado nos bairros com as famílias, as crianças e asescolas procurando situar os diferentes desdobramentos que ocorreram.. No capítulo 4, analisou-se osdepoimentos, dos professores e dos pais, a fim de conhecer e compreender a relação existente entre as concepções produzidas na instituição escolar e as concepções encontradas junto às famílias. No capítulo 5, é apresentado a conclusão obtida, neste estudo, de que os esteriótipos e preconceitos, produzidos na escola, penetram na vida das famílias passando a direcionar as ações pais/filhos e é apontado como algumas práticas psicológicas vem justificando, legitimando e transformando estes preconceitos em explicações para o insucesso escolar das crianças.

Nome do Autor: CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Fracasso escolar
Referência:

CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda. O insucesso escolar: um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições família/escola. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1995. 145p. (Dissertação de Mestrado).