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Estudo descritivo da interacao verbal professora-aluno em uma classe de alfabetização em diferentes momentos do ano letivo.

O trabalho tem por objetivo descrever as características da interação verbal professora/aluno, em uma classe de primeira série, com crianças de famílias de baixa renda, em diferentes momentos do ano letivo. Foram sujeitos 32 alunos, com idades entre sete e dez anos, e a professora de uma classe de primeira série, em escola de periferia. durante as sessões de observação, os comportamentos verbais da professora e dos aluno, assim como os comentários da observadora, foram gravados simultaneamente em dois canais de um gravador estereofônico. O procedimento de análise envolveu, em primeiro lugar, a divisão do comportamento verbal da professora e do aluno em unidades verbais. Estas unidadesforam a seguir categorizadas quanto ao conteúdo. As categorias de conteúdo da professora foram agrupadas segundo sua orientação básica para a atividade acadêmica, controle de comportamento, orientação, simples contato ou ainda temas de caráter geral ou interpessoal, não relacionados diretamente ao trabalho escolar. As categorias de conteúdo dos alunos foram agrupadas segundo sua orientação para o trabalho escolar, temas diversos e contato. O tratamento dos dados incluiu o cálculo da taxa de verbalizações, episódios de comunicação iniciados pela professora e pelos alunos, proporção de ocorrência de diferentes conteúdos, associação entre o antecedente e consequente de um evento verbal, associação entre o conteúdo de uma unidade verbal e o evento antecedente, associação entre o conteúdo de uma unidade verbal e o evento consequente e associação entre conteúdo de duas unidades verbais temporalmente contíguas. Os dados revelaram que, nos quatro meses de aula, a professora falou e iniciou episódios de comunicação com mais frequência que os alunos. Os conteúdos acadêmicosforam predominantes na fala da professora e do aluno, e também se apresentaram mais estruturados e maior número de sequências que os demais, com tendência a aumentar de março a setembro. A professora reduziu o uso de respostas de "feedback" ao desempenho do aluno, do primeiro para o segundo semeste. Com o transcorrer dos meses, a professora passou a fornecer mais informações e também a solicitar mais respostas verbais do aluno. Os alunos, por sua vez, passaram não só a responder às solicitações da professora, mas também a tomar a iniciativa de contatos com mais frequência.

Nome do Autor: BERTOLDO, Arlete Aparecida
Nome do Orientador: Edna Maria Marturano
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação especial
Referência:

BERTOLDO, Arlete Aparecida. Estudo descritivo da interação verbal professora-aluno em uma classe de alfabetização em diferentes momentos do ano letivo. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1985. 199p. (Dissertação de Mestrado).